domingo, 16 de outubro de 2011

Não gosto...

Não gosto do Pai Natal
porque a mim já não me ilude
todas as prendas que traz
dão-me cabo da saúde.

Traz no saco, que carrega
cada vez mais sofrimento
e deixa-me logo «à pega»
baixando-me o vencimento.

Com discursatas perversas
mil ilusões repartidas
enche o saco de promessas
que nunca serão cumpridas.

Eu não quero dizer mal
mas temos gostos opostos
peço prendas plo Natal
e ele dá-me mais impostos.

E mal entra o Ano Novo
logo me cheira e pressinto
que eu, que pertenço ao Povo
vou ter de apertar o cinto.

Sobe a água, sobe a luz
e os aumentos são bem fortes
e, para aumentar a cruz
sobem também os transportes.

É pior de cada vez
que olho esse velho gaiteiro
Já sei que vai sobrar mês
quando acabar o dinheiro.

No País em que vivemos
somos quase 10 milhões
Ali-Babás... poucos temos
mas temos muitos ladrões.

Por isso é que não me ilude
este velhote atrevido:
Pai Natal é Robin Hood
mas Robin Hood ... invertido.

FERNANDO PEIXOTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário