sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Folhas de rosa

Todas as prendas que me deste, um dia
Guardei-as, meu encanto, quase a medo
E quando a noite espreita o pôr-do-sol
Eu vou falar com elas em segredo...

E falo-lhes d'amores e de ilusões
Choro e rio com elas, mansamente
Pouco a pouco o perfume do outrora
Flutua em volta delas, docemente...

Pelo copinho de cristal e pata
Bebo uma saudade estranha e vaga
Uma saudade imensa e infinita
Que triste me deslumbra e m'embriaga

O espelho de prata cinzelada
A doce oferta que eu amava tanto
Que refletia outrora tantos risos
E agora reflete apenas pranto.

E o colar de pedras preciosas
De lágrimas e estrelas constelado
Resumem em seus brilhos o que tenho
De vago e de feliz no meu passado...

Mas de todas as prendas, a mais rara
Aquela que mal fala à fantasia
São as folhas daquela rosa branca
Que a meus pés desfolhaste, aquele dia...

Florbela Espanca

Nenhum comentário:

Postar um comentário